sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lixo Flutuante ainda perturba moradores Vila dos Pescadores em São Vicente

> Lixo acumulado em frente a orla da praia dos pescadores
Imagem: Rodrigo Brandão Azambuja
street view
A problemática em relação ao estado crítico da Vila dos Pescadores, em São Vicente ainda continua, o que ocorre em anos de um histórico de poluição causado por lixo flutuante incomoda a comunidade local, pelo qual, reivindicam de várias formas e utilizam meios que quase ineficazes. 


A Redação foi até o local e testemunhou o depoimento de moradores como o Sr. Petrúcio, que mora a mais de 25 anos, relatou que 'a falta de adequação da coleta urbana acaba mutuando lixo nas proximidades do mangue que acabam entupindo esgotos em épocas de chuva, e em que muitas vezes vão parar no mar'. E completa  dizendo que ' em muitas vezes em época de eleição, os candidatos utilizam dos problemas da localidade para se promoverem em cima do problema, e quando ganham as eleições, não cumprem nada!". 


Por essa razão, em outros pontos, onde se encontram marinas de embarcações particulares se tem a reclamação dos proprietários e funcionários como o Sr. Lisboa, da Marina Alfredo's, dizendo que 'quando a maré está cheia, inunda a rua, e os lixos do mangue passam a entupir as tubulações de esgotos que acabam entrando para as mesmas. Não existe solução, pois é muito lixo acumulado embaixo da água do mar e da lama do mangue'.


> Marina de pescas e embarcações particulares
Imagem: Rodrigo Brandão Azambuja
street view
O Ambiental WEB procurou o Órgão de Meio Ambiente responsável pelo setor do Departamento de Controle de Poluição Municipal, o Sr. Antônio Pinheiro, Chefe do setor alegou que "existem projetos que compõe uma busca á solução dos problemas diante da realidade em reduzir o volume através da conscientização da comunidade e educação ambiental nas escolas, e por isso, a Secretaria de Meio Ambiente desenvolve o projeto Mar Limpo, que é feito por embarcações voluntárias que recolhem esse volume de lixo flutuante na Baia e no Estuário".


A situação não agrada os moradores pelo fato de em muitas vezes o poder público se torna em seus programas e projetos ineficazes diante do problema que vem de origem das moradias submersas - palafitas que seguem o curso do rio e deságua no mar, mantendo na orla todo o volume que deveria ser em muitas vezes reciclado e reutilizado sem agredir o meio ambiente e a fauna e flora marinha.  


O Ambiental WEB irá mostrar diante dos acontecimentos, imagens, dados e fatos que mostram ineficiência de um lado, que muitas vezes são impedidos por falta de verba para a limpeza do local e o que acaba afetando direto as praias da cidade e por outro lado, a falta de respeito vinda por moradores ou agente poluidores que bem ou mal, não sabem a dimensão do que realmente existe mutuado na superfície e no fundo do mar.


Essa região mostra evidências de que existe um histórico relevante aos anos de expansão urbana e gestão dos resíduos no município, hoje fruto das políticas públicas de meio ambiente.


Rodrigo Brandão Azambuja
ambiental web


....................................................................................................................................................................
VEJAM AS IMAGENS >>>> CLIQUE!      <<<


Jornal Ambiental on Facebook   <<


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário